Home » Informação adicional

Associação da Imprensa Estrangeira tem nova direcção

25 de Julho de 2013

Potenciar a nossa relação com os media portugueses e com os diferentes agentes políticos, sociais, económicos e culturais de Portugal é o objetivo da nova direção da Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal (AIEP).  Dirigida pela jornalista espanhola Belén Rodrigo, a nova equipa diretiva foi escolhida pelos sócios para um mandato de um ano.

Na presidência, Belén substitui a colega francesa Marie-line Darcy. O conselho diretivo da AIEP, instituição que já conta com 35 anos a fomentar o contato entre os correspondentes e a sociedade portuguesa e a facilitar o trabalho de seus membros é também composta por Alison Roberts (Reino Unido) e Begoña Íñiguez  (Espanha) como vice-presidentes, Levi Fernandes (França) como secretário/tesoureiro, e os vogais, Jair Rattner (Brasil), Peter Wise (Reino Unido), Anete Costa Ferreira (Brasil), Katalin Muharay  (Hungria) e Raquel Toríbio (Espanha).

Belén Rodrigo, correspondente do jornal “ABC” da radio “Onda Cero”, do diário desportivo “AS” e diretora interina da revista “Actualidad€ Economia Ibérica”, já ocupou o lugar de presidente entre 2006 e 2009. A jornalista espanhola lembra que muitos dos sócios da AIEP levam “muitos anos a viver em Portugal, conhecem bem o pais e os portugueses e querem seguir informando de tudo o bom que acontece nesta terra”. Ela reconhece que, com a crise, “o trabalho dos correspondentes também mudou, mas mesmo com os cortes nos meios de comunicação dos nossos respetivos países, Portugal continua a ser notícia”.

Fundada em 1978, a Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal reúne correspondentes acreditados no país de veículos que incluem meios impressos, rádio, televisão, internet e agências de notícias. No total, a AIEP conta com 58 sócios.

(Comunicado da AIEP)