Home » Informação adicional

Ténis (Clube de Jornalistas)

25 de Abril de 2012

VII Taça Carlos Figueiredo / Troféu Nacional de Media / Eurosport

Pedro Keul vence João Lagos na final

Pedro Keul conquistou a sétima edição da Taça Carlos Figueiredo/Troféu Nacional de Media/Eurosport, em ténis, realizado no Clube de Campo da Quinta da Moura, em Caxias, com o apoio institucional da Federação Portuguesa de Ténis e do Clube de Jornalistas.

O colaborador do jornal Público e comentador do Eurosport fora finalista da prova em três edições anteriores e considerou “um privilégio ter jogado com uma pessoa que tanto admiro como o João Lagos, sendo o resultado o menos importante”. Pedro Keul, acrescentou ainda sentir-se “honrado por ter o nome numa taça que homenageia um jornalista, um amigo, que tanto me ajudou quando fui pela primeira vez a um torneio do Grand Slam, no Open da Austrália, em 1994”.

Pedro Keul, Carlos Figueiredo e João Lagos (foto Pedro Castro Silva).jpg

Pedro Keul beneficiou da desistência de João Lagos durante uma final que estava a ser tecnicamente bem disputada. O director do Jornal do Ténis, mais conhecido pelas actividades empresariais, designadamente por ser o promotor do Estoril Open, lesionou-se numa perna e desistiu quando já tinha ganho o primeiro set por 7-5 e perdia o segundo por 2-1.

No caminho para a final, Pedro Keul, de 46 anos, eliminou sucessivamente Pedro Batalha (Record) por 6-1, Nuno Costa (Record) por 6-1 e Miguel Franco Dias (SIC) por 7-6 (7/2), salvando 5 match-points.

Quanto ao antigo tricampeão nacional, hoje em dia com 67 anos, que defendia o título, ultrapassou no seu trajecto para a final Luís Garoupa (Lusa) por 6-1, Artur Margalho (Lusa) por 6-2 e António Varela (Record) por 6-1.

Participaram ainda no torneio, Hugo Godinho (Lusa), José Manuel Franco Dias (RTP, João Paulino (Lusa), Francisco Sande e Castro (Autosport), Pedro Castro Silva (RTP), Pedro Almeida (Bolamarela.com), Miguel Roriz (Eurosport), Gonçalo Moreira (Eurosport), Rui Gustavo (Expresso) e Miguel Seabra (Eurosport e Jornal do Ténis).

A empresa Ideias Únicas irá agora gravar o nome de Pedro Keul na taça de porcelana concebida pela Oficina Real e oferecida pelo Clube de Jornalistas, juntando-se na lista de campeões aos de João Lagos (2011), Miguel Seabra (2004, 2006, 2007 e 2008) e António Flores Marques, (2002).

A Taça Carlos Figueiredo/Troféu Nacional de Media/Eurosport nasceu em 2002 no Clube de Ténis de Montemor-o-Novo, morou na Vale do Lobo Tennis Academy entre 2004 e 2008, viajando para o Clube de Campo da Quinta da Moura em 2011.

Na cerimónia de entrega de prémios, para além do homenageado, Carlos Figueiredo, sempre jovem aos 86 anos, e de quase todos os participantes, marcaram igualmente presença o presidente da Federação Portuguesa de Ténis, José Corrêa de Sampaio; o secretário-geral da FPT, José Carlos Santos Costa; os dirigentes máximos do Clube de Campo da Quinta da Moura, José Carlos Ralheta e Nuno Ralheta; e a produtora do Eurosport, Ana Ponte. Mais tarde, durante o almoço de confraternização, juntou-se-lhes o director honorário do torneio, António Cabral.

Como actividade paralela ao torneio, o Eurosport organizou uma clínica ministrada por Bernardo Mota, o único tenista português a ter disputado três Jogos Olímpicos, destinada aos participantes do torneio que já tinham sido eliminados, bem como aos seus familiares. O agora comentador do Eurosport encantou miúdos e graúdos com os seus conhecimentos técnicos mas também com a sua facilidade de comunicação. A aula de Bernardo Mota foi tão concorrida que foi necessário dividir os 19 participantes por dois grupos, prolongando-se por duas horas.

Durante o almoço, o Eurosport distribuiu pelos representantes dos media um documento informativo sobre a cobertura prevista para Roland Garros, o segundo torneio do Grand Slam de 2012, de 27 de Maio a 9 de Junho.

Serão 270 horas de ténis em directo, distribuídas pelos canais Eurosport Internacional, Eurosport-2 e Eurosport Player, com sinal dos sete principais courts de Roland Garros.

As emissões iniciam-se diariamente às 10H00 e só terminam quando encerrar cada jornada. A cobertura do Eurosport inclui ainda o programa diário “Game, Set and Mats” que irá para no final das transmissões em directo, tendo como protagonista o antigo nº1 mundial e ex-tricampeão de Roland Garros, Mats Wilander.

Durante a quinzena parisiense, o Eurosport News irá privilegiar o torneio de Roland Garros na sua programação.

Hugo Ribeiro

Quadro Principal

2 Comentários »

• Eva Ramires Borges Pinto said:

hallo,ich such herrn Pedro Castro der hat 1983/84 in Köln gelebt,spricht deutsch und arbeitete danach in Lissabon bei RTP als Jounalist. Wer kann mir weiterhelfen…danke ..
    Eva Borges Pinto

• José Manuel Sousa-Rico said:

Um abraço de grande fraternidade para o meu amigo de infância José Carlos Ralheta.

Após várias tentativas telefónicas para entrar em contacto, e perante o insucesso das mas mesmas, aqui deixo a possibilidade de lhe enviar um abraço, desde o Algarve profundo.

Talvez um dia nos vejamos. Mais uma vez, este ano realizaram em Vale de Lobo o torneio de veteranos. Confesso que tive pouca disponibilidade (paciência) para me deslocar até lá.

Um abraço