Home » Notícias

Isenção versus exactidão

5 de Setembro de 2022


«Existe uma diferença fundamental entre isenção e exatidão. A primeira é sempre relativa a uma circunstância ou conjuntura. É um conceito relacional porque implica a referência a um facto, pessoa ou evento, por exemplo. Já a exatidão é factual e concreta, logo não pode ser adaptada a circunstâncias. Entre os profissionais do jornalismo está ganhando corpo uma controvérsia sobre o que é mais importante na conjuntura atual: a fidelidade factual ou a isenção política» — esta a dicotomia que o jornalista brasileiro Carlos Castilho destaca numa edição do Observatório da Imprensa. Em boa verdade, é um dilema com que os jornalistas deparam há muito tempo, mas a revolução tecnológica das últimas décadas transferiu o centro de gravidade do conflito do âmbito estritamente profissional para o conjunto da sociedade e as suas crescentes e complexas contradições.

«O problema», lembra Castilho, «é que os valores do jornalismo estão sofrendo o impacto das mudanças que atingem toda a área da informação e da comunicação, como parte do conjunto de transformações sociais, económicas, culturais e políticas pelas quais o mundo está passando.  Não dá para dissociar a profissão do ambiente que a cerca, porque o jornalismo tem uma função insubstituível na dinâmica social contemporânea.» 

Seria cómodo para o jornalista poder dizer, parafraseando Sartre, “posso escolher não escolher”. A dificuldade é que a escolha já não depende só de si. Como observa Carlos Castilho, «o jornalismo está sendo levado, mais uma vez, a fazer uma escolha entre adotar o princípio democrático na produção de notícias ou deixar-se envolver pela ilusão de que é possível ser isento numa conjuntura polarizada.»

Ler mais…

Imprima esta página Imprima esta página

Comente esta notícia.

Escreva o seu comentário, ou linque para a notícia do seu site. Pode também subscrever os comentários subscrever comentários via RSS.

Agradecemos que o seu comentário esteja em consonância com o tema. Os comentários serão filtrados, antes de serem aprovados, apenas para evitar problemas relacionados com SPAM.