Preço dos jornais poderá aumentar de novo ao longo deste ano

20 de Abril de 2022

O presidente da Associação Portuguesa de Imprensa, João Palmeiro, admitiu em declarações à agência Lusa que o preço do jornais poderá ter de aumentar “uma ou duas vezes” nos próximos meses, se não houver um apoio extraordinário do governo ao setor.

Além do preço do papel, que tem vindo a aumentar de forma muito significativa no último ano, agravando-se ainda mais com a guerra na Ucrânia, há também falta de papel disponível.

João Palmeiro classificou a situação de “muito complicada” e referiu que, no caso das publicações que são vendidas essencialmente por assinatura, será difícil aumentar o preço, porque estas são pagas por avanço, pelo que o que resta é “diminuir o número de páginas”, o que representará “menos pluralismo e diversidade”.

Enquanto associação, “temos projetos, propostas que já fizemos sobre esta matéria, o Governo pode ajudar como tem ajudado outras indústrias” e o que “está em causa são quantidades relativamente pequenas, infelizmente os jornais estão a perder alguma circulação”, referiu João Palmeiro.

“É uma situação dramática e, sobretudo, há uma insensibilidade política à volta disto”, criticou, apontando que até agora o Presidente da República “tem sido a única pessoa a preocupar-se com isto”. Entre 03 de maio e 07 de junho irá decorrer um ciclo de conferências sobre os media, sob o patrocínio do Presidente da República.

A Associação Portuguesa de Imprensa, em colaboração com a Universidade da Beira Interior, está a desenvolver um estudo denominado “O deserto de notícias”, sobre o facto de “40% do território português já não ter qualquer jornal ou rádio local”. Ou seja, “parte substancial da população portuguesa está dependente apenas do que vê nas televisões e rádios nacionais”, apontou.