Home » Notícias

Pequeno mercado, grande valor acrescentado: cinco modelos de negócios para empresas de notícias de nicho

21 de Março de 2022


Identificar uma comunidade, estudá-la em profundidade e oferecer conteúdo para atender às necessidades de informação dos seus membros é um dos pilares fundamentais do jornalismo especializado. Nada de novo debaixo do sol: os cabeçalhos pioneiros já o faziam no século 19, e as primeiras emissoras de televisão locais que viram a luz do dia em Espanha nasceram com espírito semelhante. Através da experiência de cinco media, algumas bem inovadoras e outras com um toque mais tradicional, o estudo oferece pistas para que outros projectos de nicho possam solucionar as necessidades dos seus leitores e, além disso, tornar-se um produto jornalístico de referência.

A diferença entre essas iniciativas e as empresas jornalísticas contemporâneas é que estas últimas têm que lidar com muitos outros problemas, como a altíssima competição pela atenção do usuário, a intermediação de plataformas ou a volatilidade dos hábitos de consumo, que hoje é o foco no TikTok e amanhã em uma nova – a enésima – transformação de vídeo. Portanto, criar o máximo de valor possível por meio de diferentes estratégias, e não apenas de conteúdo, tornou-se uma condição necessária para que um meio de comunicação especializado seja sustentável. Jornalismo de qualidade é essencial, mas não suficiente.

Imprima esta página Imprima esta página

Comente esta notícia.

Escreva o seu comentário, ou linque para a notícia do seu site. Pode também subscrever os comentários subscrever comentários via RSS.

Agradecemos que o seu comentário esteja em consonância com o tema. Os comentários serão filtrados, antes de serem aprovados, apenas para evitar problemas relacionados com SPAM.