Carlos Pinto Santos (1944-2022)

19 de Março de 2022

O jornalista Carlos Pinto Santos morreu na quinta-feira, 17 de março, em Lisboa. O velório será no domingo, dia 20, das 10h às 14h, no crematório do cemitério de Alcabideche.

Tinha 78 anos e era o sócio nº. 26 do Clube de Jornalistas. Fez parte dos Corpos Gerentes e teve um papel importante na dinamização e crescimento do Clube.

Fez parte das redacções do diário “Página Um”, revista “Cadernos do Terceiro Mundo”, diário “Europeu”. Foi correspondente das revistas “Macau”, “Ecologia e Desenvolvimento” e colaborou no “Expresso” e no “Público”. Assinou, ao longo dos anos, grandes reportagens em países como Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, S. Tomé e Príncipe, Líbia, Iraque, Nicarágua, Brasil, Vietname, Cambodja etc.

Publicou vários livros, tendo sido autor, com Orlando Neves, de “Diário de uma Revolução”; “Eanes, um Presidente do Curso da Constituição”; “De Longe à China-Macau na Historiografia e na Literatura Portuguesas”, antologia em quatro volumes (o quinto volume está em preparação); “Antologia Poética de Lisboa”; e “Dicionário Obsceno da Língua Portuguesa”.