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Reptos éticos da inteligência artificial nos media

11 de Março de 2022


O relatório “Algoritmos nas redacções: desafios e recomendações para fornecer à Inteligência Artificial os valores éticos do jornalismo”, do Conselho de Informação da Catalunha, é um estudo que visa a fornecer ao jornalismo as ferramentas para se tornar uma referência na tecnoética da comunicação. Patricia Ventura, doutoranda na Universidade Autónoma de Barcelona, analisou as chaves do relatório, que oferece uma reflexão crítica sobre a gestão algorítmica da informação pelos media.

«Nas redações», lembra Patricia Ventura, «já fazemos perguntas de Inteligência Artificial como: Que facto é notícia? Que título escolher? Que forma deve ter o conteúdo? Que tópicos devem ser destacados? Todos eles fazem parte do núcleo da função editorial do jornalismo. Na pesquisa que preparámos para o relatório com a participação dos principais media da Catalunha, pudemos verificar que a IA já está presente em todas as fases da cadeia de valor.»

A autora sublinha que «a IA intervém desde a identificação de temas noticiáveis, passando pela colecta de conteúdo, o rastreamento entre bancos de dados próprios e de terceiros, a criação automatizada de notícias, as transcrições de voz para texto, texto para infográfico ou vídeo ou a geração automatizada de textos escritos. A automação também está muito presente na fase de distribuição de conteúdos e é orientada tanto para fins editoriais quanto para objectivos de marketing».

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