Home » Opinião

Quem é o “vilão” da democracia?

1 de Setembro de 2021


Autores como Robert Putnam atribuíam o declínio da participação cívica à televisão, ideia central do texto Bownling alone: american’s declining social capital (1995). Para ele, quanto mais tempo as pessoas passavam assistindo aos programas televisivos, menos tempo elas dedicavam às interações sociais. Para Putnam, eram esses momentos de conversa que construíam o capital social, fundamental para que houvesse cooperação, confiança e reciprocidade, o que estreitaria os laços sociais e o sentimento de pertencimento à nação. A consequência disso seriam pessoas mais engajadas com a vida social, pública e política, ou seja, cidadãos participativos aptos a construir uma democracia. (Mariane Nava)

Ler mais..

Imprima esta página Imprima esta página

Comente esta notícia.

Escreva o seu comentário, ou linque para a notícia do seu site. Pode também subscrever os comentários subscrever comentários via RSS.

Agradecemos que o seu comentário esteja em consonância com o tema. Os comentários serão filtrados, antes de serem aprovados, apenas para evitar problemas relacionados com SPAM.