Home » Opinião

Um azar, muitos alívios

30 de Junho de 2021


Se os portugueses nunca mais tiverem de ver o Presidente da República a passear com duas garrafas de vinho nas mãos pelas ruas de Cascais a caminho de um restaurante para ver a bola, bendita noite de infortúnio. (Luciano Alvarez)

Portugal disse adeus ao Campeonato da Europa de futebol vergado por um golo da equipa belga, numa noite de domingo que, segundo muitos comentadores desportivos, nomeadamente o Presidente da República, foi de manifesto azar. Mas essa noite de azar vai trazer variados bálsamos a muitos portugueses, pelo menos durante algum tempo.

Se, durante algumas semanas, deixarmos de ver jornalistas com carteira profissional a acompanhar o dia-a-dia da equipa portuguesa sem qualquer independência, como se estivessem ao serviço da selecção e chegando ao ponto de fazerem directos com a camisola da selecção vestida, a noite azarada já nos traz algum ganho.

Se, nos próximos dias, alguns órgãos de comunicação social, em especial as televisões, deixarem de pedir durante dias inteiros, a um qualquer cidadão, em Portugal ou no estrangeiro, que adivinhe antes do jogo qual vai ser o resultado final e quem marca os golos, a enguiçada noite de domingo já nos traz alguns ganhos.

Se, durante uns tempos, os amantes do esférico caírem em si e deixarem de andar aos molhos em festejos, sem distanciamento social e sem uso de máscara, pensando que só por azar podem ser contaminados com covid-19, a saúde pública terá alcançado uma grande vitória.

Se os portugueses nunca mais tiverem de ver o Presidente da República a passear duas garrafas de vinho pelas ruas de Cascais, a caminho de um qualquer restaurante para poder ver a bola, bendita noite de infortúnio.

O problema é que, no final do próximo ano, há Campeonato do Mundo, no Qatar, e os jogos de apuramento estão praticamente à porta, pelo que é quase certo que toda esta ensandecida reinação, acompanhada pelas eternas perseguições ao “cu” do autocarro da selecção, estará de volta.

Luciano Alvarez – “Público” 28 junho 2021

Imprima esta página Imprima esta página

Comente esta notícia.

Escreva o seu comentário, ou linque para a notícia do seu site. Pode também subscrever os comentários subscrever comentários via RSS.

Agradecemos que o seu comentário esteja em consonância com o tema. Os comentários serão filtrados, antes de serem aprovados, apenas para evitar problemas relacionados com SPAM.