
8 • Público • Domingo, 29 de Agosto de 2021

Espaço público

A RTP e a Ryanair

Director emérito do Centro de Estudos 
Sociais da Universidade de Coimbra

Compreende-se que  
o patrão da Ryanair zele 
pelo seu negócio, o que 
não se compreende  
é que possa fazê-lo 
servindo-se de  
um canal de televisão 
que é pago pelos 
impostos dos cidadãos 
portugueses

Boaventura Sousa Santos

N
ão é a primeira vez que o 

noticiário da televisão 

pública serve de plataforma 

para as aleivosias do patrão 

da Ryanair. Mas, no dia 23, 

no noticiário da RTP 1 das 

13h (às 13h33 para ser preciso), os 

portugueses devem ter cado chocados e 

ofendidos com o que ouviram. Na sua 

mais recente conferência de imprensa, o 

patrão da Ryanair disparou mais uma 

diatribe contra a TAP, e o noticiário 

deu-lhe todo o espaço, sem sequer fazer 

um contraditório credível. O padrão de 

comportamento deste senhor é conhecido 

em toda a Europa, mas em nenhum país 

tem conseguido tanta publicidade gratuita 

como em Portugal e, pasme-se, oferecida 

pela televisão pública. Compreende-se 

que zele pelo seu negócio, o que não se 

compreende é que possa fazê-lo 

servindo-se de um canal de televisão que é 

pago pelos impostos dos cidadãos 

portugueses. 

O modo como foi noticiada esta 

conferência de imprensa ofende todos os 

princípios de ética mediática. São feitas 

afirmações arbitrárias e de má-fé que 

rondam terrorismo informativo e que são 

apresentadas sem qualquer contraditório. 

Distingo três. A primeira é noticiada em 

transmissão directa: “O Governo 

português não conhece ao pormenor 

como a TAP funciona diariamente, só sabe 

que precisa de milhares de milhões 

desviados dos hospitais portugueses e das 

escolas portuguesas.” Qual é prova que 

este senhor tem para dizer que os milhões 

que não foram para os hospitais e escolas 

se deveu ao facto de terem de ir para a 

TAP? Como sabe que o Governo não 

conhece em detalhe o que se passa na 

TAP? Com que legitimidade o faz? E como 

é possível que o diga numa televisão 

pública que é paga por dinheiro público, o 

qual, seguindo a lógica do empresário, 

podia igualmente ser destinado aos 

hospitais e escolas? 

Deixar que o empresário diga isto  

sem contraditório é indicar 

subliminarmente que quem redigiu o 

noticiário talvez não discorde da ideia.  

De novo, é perfeitamente legítimo  

que tenha essa opinião, mas nesse caso 

deve mudar de estação. Terá a RTP noção 

de que muito do que o redactor ou 

redactora insinua sobre a TAP poderia ser 

dito pelos proprietários da SIC e TVI 

sobre… a RTP? Sabemos que há interesses 

legítimos, mas felizmente minoritários, 

em que a televisão pública seja 

privatizada. Os seus portadores devem ter 

sorrido ao ouvir esta notícia. 

NUNO FERREIRA SANTOS

A segunda a rmação, talvez ainda  

mais aleivosa por ser transmitida em 

discurso indirecto, é a seguinte: “Michael 

O’Leary não poupou críticas ao casamento 

da TAP com o ministério de Pedro  

Nuno Santos” Tenha ele dito esta frase  

ou tenha ela sido uma reconstrução 

editorial ( camos sem saber), esta 

a rmação contém duas insinuações  

que visam degradar duplamente a posição 

do Governo.  

Por um lado, a ideia do casamento 

implica um negócio privado entre dois 

contratantes para ns de interesse 

recíproco privado. Ora, o que está aqui em 

causa é um interesse público que foi 

de nido por um Governo legitimamente 

eleito para o fazer. Tratou-se de assumir 

uma posição de controlo numa 

companhia aérea em nome do interesse 

nacional, à semelhança do que  

acontece noutros países do mundo.  

Para mais, foi a solução encontrada  

para uma empresa cuja privatização lesou 

de tal maneira o interesse nacional que 

con gurou um acto de privataria.  

Pode discutir-se se foi uma boa decisão, 

mas se foi uma má decisão, a solução não 

é o divórcio, são as consequências 

eleitorais para o partido que sustentou o 

Governo que a tomou. Por outro lado, 

insinua-se, o casamento não foi  

com o Governo, foi com um ministério 

concreto dirigido por um dirigente 

político concreto com um per l político 

concreto e bem conhecido. Neste passo da 

notícia, a demonização do Governo usou 

como dispositivo a demonização do seu 

ministro mais à esquerda. Dupla 

demonização. 

A terceira a rmação é a seguinte: “Se o 

Governo português nos oferecesse a TAP 

gratuitamente, iríamos educadamente 

recusar. Não queremos algo que perdeu 

dinheiro durante 75 anos seguidos, que 

precisa de um resgate do Estado de cinco 

ou de seis em seis anos, que passa  

de uma crise para outra… Não, obrigado.” 

Esta a rmação, totalmente 

descontextualizada, atinge o paroxismo 

do insulto aos portugueses que ao longo 

da vida da TAP puderam unir territórios, 

famílias e afectos em condições que 

nenhuma empresa privada poderia ter 

assumido. Contém uma retórica de 

degradação da TAP que nos remete  

para além da manipulação da realidade 

própria da propaganda política de baixo 

calibre ético. 

O patrão da Ryanair está livre de 

expressar as suas aleivosias, e certamente 

assim tem procedido noutros contextos, 

mas duvido que em algum outro país 

tenha encontrado uma caixa de 

ressonância tão ampli cadora como  

na televisão pública portuguesa. A ideia 

que este senhor quis transmitir através  

da televisão paga por nós é que os 

portugueses vivem numa república  

das bananas. 

Este incidente de jornalismo degradado 

ao nível da propaganda política talvez 

pudesse ser fruto de um acidente 

redactorial. Mas na verdade parece ser um 

sintoma de algo mais grave e profundo 

que deve merecer a atenção das entidades 

pro ssionais e públicas que regulam o 

jornalismo. Quem observou com atenção 

o modo como foram organizados e 

conduzidos os últimos debates 

presidenciais não pode ter deixado de 

suspeitar, com gosto ou amargura, 

dependendo das suas opções políticas, 

que poderá ter havido certo enviesamento 

a favor de forças políticas de direita ou 

mesmo de extrema-direita. Como se 

aproximam novos processos eleitorais, é 

bom que os portugueses estejam 

precavidos.

Os direitos de propriedade intelectual de todos os conteúdos do Público – Comunicação Social S.A. são pertença do Público. 
Os conteúdos disponibilizados ao Utilizador assinante não poderão ser copiados, alterados ou distribuídos salvo com autorização expressa do Público – Comunicação Social, S.A.




