Comunicações ao Congresso dos Jornalistas até 30 de dezembro
O prazo para a apresentação de comunicações para o 5.º Congresso dos Jornalistas termina às 23h59 do dia 30 de dezembro.
Numa altura em que o jornalismo atravessa um dos seus momentos mais negros, os 50 anos do 25 de Abril, que o 5.º Congresso assinala, devem servir-nos de estímulo para a luta. A participação de todas e todos, jornalistas preocupados, é, por isso, indispensável.
Não é exagerado afirmar que é o próprio jornalismo que está sob ameaça, e, como diz António Borga, presidente da Casa de Imprensa, uma das três entidades promotoras do Congresso, só os jornalistas podem defender o jornalismo.
Ainda mais quando a entrada da nova administração do GMG no panorama mediático português veio reforçar a carga negativa que já ameaçava o setor. Agitar a bandeira de 200 despedimentos num grupo há muito desnatado, abre caminho à total descaracterização de marcas que ajudam a contar a história do jornalismo português.
O jornalismo não pode ser uma atividade que sirva de capa a interesses obscuros. Os empresários do setor têm uma responsabilidade social e os seus propósitos e objetivos devem ser absolutamente transparentes. A administração do GMG já mostrou não cumprir estas premissas.
O 5.º Congresso traz-nos, nas palavras de Pedro Coelho, presidente da Comissão Organizadora, a oportunidade “de nos olharmos de frente e de nos confrontarmos com os nossos próprios fracassos”. “No estado em que estamos hoje, a reunião magna da classe é, desde logo, urgente”.
As comunicações ao Congresso não devem ultrapassar os seis mil caracteres, acompanhados de um breve texto síntese de 500 caracteres. A apresentação pública não pode exceder os cinco minutos e apenas será aceite uma comunicação nos diferentes painéis por cada jornalista acreditado.
As comunicações serão lidas por uma comissão de “árbitros cegos”, em quem a Comissão Organizadora do Congresso delegou a tarefa de as sistematizar e integrar nos respetivos painéis. Atendendo às limitações de tempo, cada painel comporta apenas seis comunicações.
Nos casos em que esse número for superior, caberá à comissão de avaliação escolher as seis que serão apresentadas. Não haverá exclusões. Todas as comunicações serão publicadas na íntegra na página oficial e no livro digital do 5.º Congresso dos Jornalistas.
O Congresso realizar-se-á nos dias 18, 19, 20 e 21 de janeiro. Para mais informações, consulta a programação e o regulamento do 5.º Congresso dos Jornalistas. Podes efetuar a tua inscrição aqui.
Comente esta notícia.