Home » Notícias

Jornalistas portugueses com índice de esgotamento superior ao dos enfermeiros

31 de Março de 2023


A precariedade laboral, a dificuldade em conciliar a vida profissional e familiar e lidar com a pressão são as principais queixas dos profissionais que, segundo dados preliminares do Inquérito Nacional às Condições de Vida e de Trabalho dos Jornalistas em Portugal, conduzem cada vez mais a situações de burnout.

Os resultados revelam que 48% dos inquiridos dizem ter níveis elevados de esgotamento profissional e 18% sentem-se em exaustão profissional – um valor acima da média europeia. Analisados por Raquel Varela, os dados do inquérito apontam para um índice de esgotamento profissional de 40,7, um nível preocupante e que ultrapassa, por exemplo, os valores dos enfermeiros portugueses, que têm um índice de esgotamento de 40,3. 

As conclusões deste inquérito nacional, que resultou de uma parceria entre o Sindicato de Jornalistas, a Casa da Imprensa e a Associação Portuguesa de Imprensa, com o apoio da Federação Europeia de jornalistas, vão ser entregues ao Ministério da Cultura, que tutela a Comunicação Social.

Imprima esta página Imprima esta página

Comente esta notícia.

Escreva o seu comentário, ou linque para a notícia do seu site. Pode também subscrever os comentários subscrever comentários via RSS.

Agradecemos que o seu comentário esteja em consonância com o tema. Os comentários serão filtrados, antes de serem aprovados, apenas para evitar problemas relacionados com SPAM.