Profissionais dos media preocupados com a «TikTokificação» das notícias e a possível trivialização de temas importantes
O TikTok vem ganhando espaço entre as novas gerações, e já são muitos os meios de comunicação que trabalham há muito tempo para ganhar espaço nessa rede. No entanto, há alguma insatisfação na indústria de media em relação ao tratamento que o TikTok dá às fontes de informação de qualidade.
Jornalistas e profissionais de media acreditam que o TikTok deve oferecer aos media “maior destaque, mais transparência, melhores oportunidades de monetização e dados demográficos mais detalhados. Muitos estão insatisfeitos porque às vezes publicam notícias chocantes e a plataforma remove-as ou limita o acesso – esses profissionais acham que os provedores de informações legítimos devem ser tratados de maneira diferente”. Da mesma forma, existe alguma preocupação com a “TikTokificação” das notícias e a possível banalização de temas importantes.
Estas são duas das conclusões de um novo estudo do Reuters Institute, no qual analisa como é que os meios de comunicação aprenderam a criar e distribuir notícias no TikTok.
Comente esta notícia.