Júri avalia as candidaturas ao Prémio Vicente Jorge Silva

12 de Outubro de 2022

Obrigado pela partilha de todas as histórias que nos inspiram a celebrar o jornalismo. Todos os dias.

No passado dia 30 de setembro encerrou o período de apresentação de candidaturas para a 2ª edição do Prémio Vicente Jorge Silva, desenvolvida pela INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda, em parceria com o Clube de Jornalistas. E não podíamos estar mais entusiasmados com os resultados alcançados, quer pelo número de candidaturas recebidas, quer pela qualidade das histórias partilhas. Obrigado a todas e a todos!

O Prémio Jornalismo de Excelência Vicente Jorge Silva presta uma homenagem a uma figura ímpar da história do jornalismo nacional e contemporâneo. Tem como grande ambição distinguir os trabalhos que reforcem os diferentes estilos jornalísticos da imprensa escrita nacional, seja através da investigação, da reportagem ou da análise. A peça vencedora será premiada com uma bolsa de investigação no valor de cinco mil euros.

A cada vez mais exigente missão de seleção das melhores histórias está agora nas mãos do júri, composto por cinco personalidades de reconhecido mérito ligadas ao jornalismo, três elementos permanentes e dois a nomear em cada edição do prémio.

O Júri permanente é composto por Nicolau Santos, presidente do Conselho de Administração da RTP, Manuel Carvalho, diretor do jornal PÚBLICO, e João Vieira Pereira, diretor do jornal EXPRESSO. Nesta 2.ª edição, os dois elementos de júri nomeados são Francisco Belard, vice-presidente do Clube de Jornalistas, e Luísa Meireles, diretora de Informação da Agência Lusa.

“Nunca foi tão necessário o jornalismo de qualidade, que investiga, que explica, que analisa, que dá pistas ao leitor para compreender o mundo e que contribui para formar cidadãos mais conscientes, mais educados, mais cultos e mais capazes de resistir à desinformação e à manipulação informativa”, reforça Nicolau Santos, Presidente do Júri Prémio Jornalismo de Excelência Vicente Jorge Silva e Presidente do Conselho de Administração da RTP.

Acompanhe-nos em premiovicentejorgesilva.pt.