Home » Notícias

Portugal é sétimo na classificação mundial de liberdade de imprensa

26 de Maio de 2022


A 20ª edição da Classificação Mundial de Liberdade de Imprensa estabelecido pela organização Repórteres Sem Fronteiras revela uma dupla polarização, amplificada pelo caos da informação: polarização dos media levando a fracturas dentro dos países e polarização entre Estados no plano internacional.

A lista, que resulta da avaliação das condições para o exercício do jornalismo em 180 países e territórios, demonstra em 2022 os efeitos desastrosos do caos informativo (um espaço digital globalizado e desregulado, que favorece informações e propagandas falsas). Nas sociedades democráticas, o desenvolvimento dos media de opinião no modelo da Fox News e a banalização dos circuitos de desinformação, amplificados pelo funcionamento das redes sociais, provocam um aumento das divisões. Internacionalmente, a assimetria entre sociedades abertas, de um lado. e regimes despóticos que controlam os media e plataformas enquanto travam guerras de propaganda, do outro, enfraquece as democracias. Em ambos os níveis, essa dupla polarização é um factor de intensificação das tensões.

Ler mais…

Imprima esta página Imprima esta página

Comente esta notícia.

Escreva o seu comentário, ou linque para a notícia do seu site. Pode também subscrever os comentários subscrever comentários via RSS.

Agradecemos que o seu comentário esteja em consonância com o tema. Os comentários serão filtrados, antes de serem aprovados, apenas para evitar problemas relacionados com SPAM.