Associação Portuguesa de Imprensa discute desafios do sector

29 de Abril de 2022

Liberdade de imprensa, regulação, iliteracia mediática, digital, cibersegurança e imprensa regional são alguns dos temas que a Associação Portuguesa de Imprensa (API) promete levar a debate em Lisboa, Coimbra e Aveiro — noticia o Meios e Publicidade. “RE Pensar a Imprensa – Uma reflexão indispensável” é o mote de um ciclo de conferências que será lançado no próximo dia 3 de maio, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, com o objetivo de “debater os desafios que o setor enfrenta, bem como soluções e caminhos para garantir a viabilidade e vitalidade de um dos pilares da democracia”.

A decorrer ao longo de todo o mês de maio, o pontapé de saída é dado com uma apresentação formal das sessões, temas e objetivos à Assembleia da República, ao governo e ao Presidente da República numa cerimónia que terá lugar no Museu da Presidência, em Lisboa. A sessão, agendada para 3 de maio, contará com a participação em vídeo de Marcelo Rebelo de Sousa, da comissária europeia Vera Jourová, do secretário-geral da ONU António Guterres, de Tawfik Jelassi, diretor-geral adjunto de comunicação e informação da UNESCO, e de Elena Perotti, diretora-executiva da WAN-IFRA.

O ciclo será concluído com a produção de um relatório, que a API irá endereçar ao Presidente da República, ao presidente da Assembleia da República e aos deputados, com as conclusões dos debates, sendo igualmente organizada uma mesa-redonda em Pombal para apresentar o documento às autarquias. As conclusões deste ciclo de conferências serão também apresentadas no 44.º Congresso Mundial dos Media, que este ano terá lugar em Cascais no próximo dia 7 de junho.