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Jornalismo “de pé” e jornalismo “sentado”

6 de Abril de 2022


«Tempo e jornalismo se relacionam numa dinâmica na qual, de um lado, está o caráter de novidade impregnado no sentido das notícias e, de outro, a contribuição do jornalismo para a construção de uma cultura do tempo presente. A internet permeia de tal modo o cotidiano, que estaríamos caminhando para uma capacidade cada vez maior de consumir informação fragmentada e desconexa» — afirma o jornalista brasileiro Marcos Fabrício Lopes da Silva. «Mais informação e menos conhecimento, e, sobretudo, pouca reflexão. A internet estaria induzindo a um pensamento raso. O jornalismo é uma forma de conhecimento, uma forma de apreensão da realidade. É a verdade imediata, o primeiro indício de verdade; estará sempre longe, muito longe, de encontrar toda a verdade. Mas buscá-la é o seu propósito». 

«O jornalismo cara a cara», prossegue, «vai se perdendo na rapidez da era digital. O jornalista “sentado” ameaça ocupar o espaço do jornalista “de pé”. Jornalismo de pé serve para designar a modalidade de apuração de informações em que o repórter ‘sai à rua’ e entra em contato direto com as fontes. Por sua vez, o jornalismo sentado é utilizado para designar um jornalismo mais orientado ao tratamento (formatação dos textos de outros jornalistas, gênero editorial ou comentário) de uma informação que não é coletada pelo próprio jornalista. Convém salientar que há no sistema capitalista um uso constante, ideológico, da palavra, que procura convencer o usuário a consumir toda mercadoria como bem supremo. Diga-se que o homem é uma fera envernizada de civilização e, então, ter-se-á as bases reais do fenômeno econômico. Reconheça-se: a ciência que o estuda é a codificação do egoísmo, isto é, do instinto mais desagregador do complexo social». 

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