Presidente da República louvou no Clube de Jornalistas o papel da comunicação social nas Legislativas

31 de Janeiro de 2022

Marcelo Rebelo de Sousa foi convidado pelo Clube de Jornalistas para uma visita de cortesia a um grupo de profissionais que se juntaram para acompanhar a noite eleitoral na Rua das Trinas e chegou quando faltava menos de uma hora para o fecho das urnas, ao volante do seu carro, depois de mais de quatro horas de viagem desde Celorico de Basto, onde votou ao início da tarde.

Às várias televisões e rádios que o esperavam à porta, começou por enaltecer a redução da abstenção: “É uma vitória”, disse, agradecendo aos portugueses.

[Veja aqui o direto da CNN Portugal]

Depois de cumprimentar a presidente da direção do clube, Maria Flor Pedroso, e vários dos jornalistas decanos presentes, como Eugénio Alves, José Carlos Vasconcelos, Fernanda Mestrinho, Graça Franco, Ana Sousa Dias, Francisco Belard, Rui Cardoso, entre outros, entrou no Clube de Jornalistas para uns minutos de conversa.

“Não esqueçamos que o Clube de Jornalistas atribui todos os anos os Prémios de Jornalismo mais importantes em termos de comunicação social portuguesa, ano após ano, portanto faz um serviço ao país. Mas queria agradecer este convite de forma especial por duas razões: a primeira porque aqui se vão reunir grandes figuras da imprensa portuguesa; a memória é curta, e há gente que é muito nova e não se lembra o que foi a participação delas e deles em muitas noites eleitorais, desde o início da democracia. E terem-se reunido aqui é um gesto democrático, a propósito daquilo que é por essência um momento alto da democracia, que é uma eleição, para dizerem ‘estamos vivos, estamos operacionais, queremos comentar, entre nós, como fizemos ao longo de décadas’. Em segundo lugar, quero aproveitar para agradecer também à comunicação social, que teve um papel fundamental nesta campanha. Foi uma grande campanha eleitoral, e em larga medida deve-se à comunicação social”, disse, frisando a importância e a elevação dos debates e entrevistas realizados.

O Presidente da República considerou que uma vez mais a comunicação social “deu força à democracia, quando a democracia, um pouco por toda a parte, conhece uma fase crítica”.

No final, Maria Flor Pedroso disse ao Presidente, que também foi jornalista, que o Clube teria muito gosto em tê-lo como sócio honorário. Essa proposta será apresentada na próxima Assembleia Geral do Clube de Jornalistas, disse, frisando que será necessária a aprovação de dois terços dos associados – o que de imediato fez sorrir o Presidente. “É um valor que certamente lhe é familiar…”, ironizou Maria Flor Pedroso, o que foi confirmado de imediato por Marcelo Rebelo de Sousa, com a boa disposição que o caracteriza.