Home » Notícias

Consórcio luso-espanhol contra a desinformação já funciona

5 de Outubro de 2021


O Iberifier, observatório luso-espanhol contra a desinformação nos media digitais, iniciou formalmente a actividade com um encontro em Pamplona (Espanha), no dia 1 de outubro. O organismo é um dos oito pólos regionais que farão parte do Observatório Europeu dos Media Digitais (EDMO, na sigla inglesa) da Comissão Europeia, que financia o projecto ibérico com 1,4 milhões de euros.

O Iberifier é um polo ibérico de investigação sobre meios digitais que reúne um consórcio de 23 parceiros em Espanha e Portugal, composto por 12 universidades, cinco organizações independentes de verificação de factos e agências noticiosas públicas e seis instituições líderes de investigação computacional, análise estratégica e investigação sobre meios de comunicação. O ISCTE e a Universidade de Navarra lideram o consórcio, respectivamente, em Portugal e Espanha.

O projecto abrange quatro actividades: criação de um núcleo multinacional de investigação sobre meios digitais, abrangendo dois países com ecossistemas mediáticos altamente interligados; detecção, análise e divulgação de “campanhas de desinformação nocivas” a nível nacional, multinacional e da União Europeia, e análise do seu impacto na sociedade e na democracia; actividades de literacia mediática a nível nacional e multinacional; e cooperação com autoridades nacionais em Espanha e Portugal, para o “acompanhamento das políticas das plataformas em linha” e do ecossistema dos meios digitais.

Os restantes sete polos estão localizados na Irlanda, Holanda, República Checa, Dinamarca, Bélgica, França e Itália

Lista de participantes no projecto:

https://mobile.twitter.com/iberifier/status/1443973247578644497

Imprima esta página Imprima esta página

Comente esta notícia.

Escreva o seu comentário, ou linque para a notícia do seu site. Pode também subscrever os comentários subscrever comentários via RSS.

Agradecemos que o seu comentário esteja em consonância com o tema. Os comentários serão filtrados, antes de serem aprovados, apenas para evitar problemas relacionados com SPAM.