Cerimónia de entrega dos Prémios “Jornalismo em Saúde” 2020

6 de Outubro de 2021

A APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica e o Clube de Jornalistas vão entregar os Prémios “Jornalismo em Saúde” 2020 numa cerimónia que decorrerá hoje, 6 de outubro, no Clube de Jornalistas, em Lisboa. A cerimónia será presidida pelo secretário de Estado adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales.

Os vencedores da 5.ª edição do “Prémio APIFARMA/ Clube de Jornalistas” foram anunciados a 7 de Abril, Dia Mundial de Saúde.

Vânia Maia, jornalista da Visão, pelo trabalho “Os heróis da Linha da Frente”, é premiada na categoria Imprensa. Com Sara Belo Luís e Sónia Calheiros, e Fotografia de José Carlos Carvalho, Luís Varra e Marcos Borga.

Nuno Guedes, jornalista da TSF, pelo trabalho “Diário da nossa Pandemia”, é premiado na categoria Rádio. Sonoplastia de André Tenente.

João Faiões, jornalista da SIC, pelo trabalho “Estamos Vivos”, é premiado na categoria Televisão. Imagem de João Tuna.

Sofia Neves, jornalista do Público, pelo trabalho “O caso da fábrica de calçado: Como se desenrolou um dos primeiros surtos de covid 19 em Portugal?”, é premiada na categoria Jornalismo Digital. Infografia de José Alves e Francisco Lopes.

O Grande Prémio APIFARMA/ Clube de Jornalistas, eleito pelo júri entre os vencedores das quatro categorias referenciadas, foi atribuído a João Faiões, jornalista da SIC, que nos termos do regulamento acumula esta distinção com o prémio de Televisão.

Inês Loureiro Pinto, licenciada pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, é a premiada com a distinção Universitário Revelação, pelo trabalho “E depois da pandemia: Como vamos encarar o SNS e a saúde pública?”.

Sobre o “Prémio APIFARMA/ Clube de Jornalistas – Jornalismo em Saúde”

O “Prémio Jornalismo em Saúde” é uma organização do Clube de Jornalistas, promovido com o apoio da APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica.
A iniciativa pretende contribuir para promover a qualidade e a profusão do trabalho jornalístico dedicado à Saúde com enfoque em aspectos relevantes do Serviço Nacional de Saúde (SNS), na inovação em Saúde e no desenvolvimento económico e social na área da Saúde.
O prémio distingue trabalhos jornalísticos publicados ou difundidos nos órgãos de comunicação social portugueses na área da Saúde, realizados por profissionais da comunicação social, em quatro categorias: Imprensa, Rádio, Televisão e Digital.