Home » Notícias

“A Comunicação Social na Prevenção do Suicídio”

10 de Setembro de 2021


Em todo o mundo, há um suicídio a cada 40 segundos. A prevenção do suicídio é uma prioridade de saúde pública para a Organização Mundial da Saúde e os media podem dar um contributo importante para esse objectivo. É neste contexto que vai decorrer o webinar “A Comunicação Social na Prevenção do Suicídio”, promovido pelo podcast Fumaça, pela ARIS da Planície e a Sociedade Portuguesa de Suicidologia, com o apoio do Programa Nacional para a Saúde Mental da Direcção Geral da Saúde. O webinar decorrerá em setembro e outubro, as vagas são limitadas a 25 participantes e as inscrições são gratuitas.

Apoiada nos recursos da Campanha Nacional de Prevenção do Suicídio (www.prevenirsuicidio.pt), em particular no Manual de Prevenção do Suicídio para Jornalistas, esta ação pretende capacitar profissionais da comunicação social para comunicarem de forma eficiente questões de saúde mental, na luta contra o estigma, no aumento da literacia e na prevenção do suicídio. Destina-se a jornalistas profissionais.

Estão disponíveis duas datas. Cada webinar terá a duração de duas horas e vagas limitadas a 25 participantes por sessão, ficando o formulário de inscrição ativo enquanto existirem vagas disponíveis.

As inscrições são gratuitas. O webinar inclui análise de notícias, sugestões de abordagem e de linguagem.

Para inscrição, basta preencher o formulário para a data pretendida:

24 de setembro (sexta-feira) – 18h00 às 20h00 

Link de Inscrição: https://forms.gle/iKPmzLeTWpB4Prrt8 

9 de outubro (sábado) – 11h00 às 13h00

Link de Inscrição: https://forms.gle/WXknbgVJHgDS7rLq5 

Mais informações em www.prevenirsuicidio.pt 

Este webinar integra o projeto “Setembro – Mês da Prevenção do Suicídio”, da associação ARIS da Planície, e é apoiado pela Ciência Viva, através do concurso “Comunicar Saúde”.

Portugal está acima da média global de suicídios, apresentando uma taxa de 13,7 por cem mil habitantes em 2015, face a uma taxa mundial de 10,7, segundo dados OMS.

Imprima esta página Imprima esta página

Comente esta notícia.

Escreva o seu comentário, ou linque para a notícia do seu site. Pode também subscrever os comentários subscrever comentários via RSS.

Agradecemos que o seu comentário esteja em consonância com o tema. Os comentários serão filtrados, antes de serem aprovados, apenas para evitar problemas relacionados com SPAM.