EUA: Media experimentam novos modelos de jornalismo investigativo
Num esforço para manter o padrão das notícias, apesar dos cortes de orçamento e de funcionários, jornais e emissoras de televisão norte-americanos estão a fazer cada vez mais matérias investigativas em colaboração com os veículos concorrentes e veiculando conteúdo criado por organizações de jornalismo sem fins lucrativos, informou o Washington Post.
Uma dessas organizações é o Centro de Integridade Pública, uma instituição com 20 anos de existência cuja missão é «produzir um jornalismo investigativo original sobre questões públicas importantes, para tornar o poder institucional mais transparente e responsável». O centro contratou jornalistas recentemente, disse o Washington Post.
Além de encontrar trabalho em organizações de jornalismo sem fins lucrativos, profissionais demitidos de veículos dos media tradicionais também estão encontrando emprego em meios «online», apontou o jornal.
A AOL, por exemplo, anunciou que vai contratar “centenas” de jornalistas no próximo ano. Em março deste ano, a Yahoo também movimentou o mercado ao abrir um escritório em Washington.
Summer Harlow (Knight Center for Journalism) – 21 jun 2010
Comente esta notícia.